top of page

Osteoartrite/ Artrose 

   A osteoartrose é uma doença que atinge, fundamentalmente, a cartilagem articular, que é um tecido conjuntivo elástico que se encontra nas extremidades dos ossos que se articulam entre si. A cartilagem articular é nutrida pelo líquido articular ou líquido sinovial. Este líquido articular, que é muito viscoso, contribui para lubrificar a articulação, facilitando os seus movimentos, e permitindo que nas articulações saudáveis as cartilagens deslizem umas sobre as outras sem atrito, isto é, sem desgaste. A cartilagem articular é constituída por células chamadas condrócitos, água e por substâncias proteicas produzidas por estas células e chamadas, respectivamente, proteoglicanos e fibras de colágeno.

 

      Na osteoartrose os condrócitos vão morrendo e produzem menor quantidade de proteoglicanos e de colágeno. Como consequência, a cartilagem articular ulcera e o osso que está por baixo da cartilagem, chamado osso sub-condral, reage, espessando-se e dando origem a excrescências ósseas chamadas osteófitos. Os osteófitos são conhecidos entre o grande público pelo nome de "bicos de papagaio", porque alguns deles, ao raio-X, dão imagens que lembram precisamente o bico de um papagaio.

Sintomas:

     Os principais sintomas da osteoartrose são a dor, a rigidez, a limitação dos movimentos e, em fases mais avançadas, as deformações.

 

     A dor tem um ritmo, isto é, um modo de ser ao longo do dia, que se convencionou chamar mecânico.

 

    O ritmo mecânico é caracterizado pelo facto das dores se agravarem ao longo do dia, com os movimentos e com os esforços, e melhorarem quando o doente repousa, em particular quando se deita. Regra geral, os doentes com osteoartrose não têm dores durante a noite e dormem bem, embora em alguns casos muito avançados de artroses das ancas e dos joelhos, as dores possam, também surgir durante a noite. A rigidez surge sobretudo, ao iniciar os movimentos, como por exemplo, no doente que está sentado e se levanta e surge, também, de manhã ao acordar. A rigidez da osteoartrose é de curta duração, não ultrapassando os 30 minutos. A limitação de movimentos pode surgir precocemente, ao contrário do que acontece com as deformações que, em regra, são tardias.

Osteoartrite, artrite, osteoartrose ou artrose?

     "- Que doença a senhora tem?

      - Artrite-artrose. Dizem que é reumatismo, doutor."

Quantas vezes o diálogo acima ocorre na prática clínica diária... Quanta confusão de palavras! 
Vamos primeiramente tentar esclarecer alguns conceitos:

Reumatismo: termo inespecífico que refere-se a qualquer doença estudada pela reumatologia. Essa palavra é um verdadeiro "balaio-de-gato", inespecífica, mais confunde do que explica. "Reumatismo no sangue" e "reumatismo nas juntas" são outras expressões muito difundidas, que também cairão em desuso o mais breve possível, para a alegria dos reumatologistas, se Deus quiser!

Artrite: inflamação na articulação. Esta inflamação expressa-se como calor local, dor, edema (inchaço) e às vezes rubor (vermelhidão). 

Artrite Reumatóide (também chamada de "AR"): nome de uma doença específica, que se manifesta como artrite, tipicamente em certas articulações do corpo, por inflamação da camada de células que recobre internamente a cavidade articular - a sinóvia - levando a sinovite, e em casos mais avançados, deformidades, erosões ósseas e impossibilidade de mover a articulação (anquilose), além de poder apresentar manifestações extra-articulares, menos freqüentes, lesando órgãos como os olhos, pulmões, pele e vasos sangüíneos. 

Artrose: termo geralmente empregado como "desgaste na articulação". O sufixo "-ose", na verdade, refere-se a "doença", sem especificar o mecanismo que levou à doença (inflamação,  trauma, desgaste...).

Osteoartrite (também chamada de"OA", "artrose", ou "osteoartrose", principalmente para diferenciá-la da Artrite Reumatóide. Atenção: a confusão entre essas duas pode implicar em erros de comunicação e erros na escolha do tratamento! Não é raro encontrarmos pessoas com OA em uso de metotrexate, infelizmente...) : doença específica, que se manifesta com lesão da cartilagem articular e do osso em contato com essa cartilagem, levando a formação de esclerose óssea e de osteófitos ("bicos" ósseos, que na coluna vertebral, por exemplo, são conhecidos como "bicos-de-papagaio"). Há recentes indícios de que o processo inicial e perpetuador da lesão seja inflamatório, apesar de haver importante papel  mecânico associado (daí a importância de perder peso). A OA de mãos é mais freqüente em pessoas obesas. Como explicar isso? O tecido gorduroso produz diversas substâncias (citocinas, especificamente adipocitocinas) responsáveis por sinalizar ao corpo que este deve se manter em um estado pró-inflamatório. Além de afetar as articulações, essa sinalização afeta também, entre outros sistemas, o cardiovascular, razão porque a Osteoartrite vem sendo incluída recentemente no rol das patologias que marcam a Síndrome Metabólica -  além da hipertensão arterial, diabetes, obesidade e dislipidemia (alterações do colesterol).

bottom of page